Como anda a sua sorte na vida?
Sorte parece ser o ingrediente mais em falta na vida das pessoas. Digo isso, porque é a queixa mais frequente que ouço de um sem número de contatos que tenho no mundo pessoal e profissional. Há nessa queixa um grande equívoco, por que sorte é um ingrediente que não deve ser contado para chegarmos a um objetivo. Perspicácia de encontrar oportunidades e muita preparação para se tornar apto àquilo que se quer é que fazem concretizar uma meta. Sorte, na verdade, é a junção de dois ingredientes: preparo + oportunidade.
Para chegar a conquista de uma meta e manter-se no auge, é necessário passar por um ciclo que invariavelmente deverá ser:
SONHO ... META ... PLANEJAMENTO ... PREPARAÇÃO ... AÇÃO
Não há como pular uma dessas etapas, pois cada uma delas alicerça o objetivo a ser alcançado e a plenitude de se mantê-lo.
Quase todas as pessoas têm sonhos. Isso é inerente a própria existência do ser humano. Porque então apenas alguns realizam os seus sonhos? Por que apenas alguns são ambiciosos, no bom e real sentido da palavra. Ou seja: quem tem ambição, transforma seus sonhos em metas. Daí passa para o campo da preparação: planejar, buscar os recursos necessários para aquela ação, fazer contatos e invariavelmente visualizar-se, o tempo todo, realizando esse sonho. E, é essa visão de futuro que leva os que têm ambição a realizar os seus sonhos, pois ela os impulsiona para a etapa da ação, sem a qual sonho algum se realizará.
Por isso, a palavra chave para conquistar seus sonhos é mudança. Ninguém consegue resultados diferentes, agindo da mesma forma que sempre agiu. É necessário arregaçar as mangas e colocar o plano em ação, abusando da criatividade e da ousadia. Continuar na mesma, avançar um pouco ou progredir notoriamente são opções tomadas livre e individualmente e que só dependem de seu entusiasmo e preparação para o sucesso.
Muitos dos meus clientes de Coaching, argumentam no inicio do processo, que é muito difícil alcançar um objetivo. Com o avanço, do processo de coaching, eles começam a perceber que o grande segredo para “chegar lá”, está em dividir o grande objetivo em metas menores, tornando a caminhada mais leve, aproveitando para ser feliz com cada pequena conquista alcançada, não deixando para ser feliz apenas quando o objetivo maior for realizado. Afinal, alguém já disse com muita propriedade que “Felicidade é o caminho, não a chegada.”
Um último ponto é importante observar, na conquista de seus objetivos: nada de muito importante foi realizado no mundo por um homem só. Todas as grandes conquistas da humanidade foram resultado de trabalho em equipe. Seja qual for o seu sonho, com certeza ele só será realizado, se você contar com outras pessoas para ajudá-lo. Olhe em volta de si, perceba seus contatos, aumente sua rede de relacionamento e ajude as pessoas, pois é ajudando que se é ajudado. Esse é o caminho para ter sorte na vida. Boa Sorte!
Miguel Ribeiro é Personal; Profissional Coach, Palestrante e Consultor Organizacional.http://www.ricardoorlandini.net/colunistas/ver/22/28939/Como_anda_a_sua_sorte_na_vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário